O que são alimentos naturais: Vs Industrializados? Entenda

Estamos nos tornando especialistas em nutrição, sabemos o que contém carboidratos e o que é rico em proteínas, e podemos listar em nossas mentes, o que são  alimentos naturais, ou seja, “gorduras boas” e “gorduras ruins”.

o que sao alimentos naturais e industriais

Sem falar no exagero de saber, quantas calorias ingerir todos os dias! Mas frequentemente notamos que muitas pessoas não sabem o básico.

 O que são alimentos naturais e alimentos industrializados?

Talvez esta seja a informação mais importante que devemos ter em mente, ao buscar uma alimentação balanceada e de qualidade para a nossa saúde.

Vivemos em uma era de informações nutricionais excessivas, por isso é natural que ficarmos confusos.

O que agrava essa situação é, na verdade, a quantidade de “pseudociência” que vemos por aí, sobre alimentos ou pílulas milagrosas que prometem beleza, longevidade e perda de peso.

Neste artigo, sugiro que voltemos ao conhecimento original, que nossos avós já conheciam e praticavam: Para se manter saudável e atingir um peso saudável, o ideal é comer mais conscientemente, respeitar a fome e a satisfação, experimentar Comer alimentos mais frescos, de preferência caseiros.

Esta provou ser uma das melhores ferramentas para prevenir a obesidade, e várias doenças crônicas causadas pela má alimentação.

Se você deseja adicionar mais alimentos de qualidade ao seu prato, precisa saber o que são alimentos naturais e industrializados, e como suas escolhas nessa área afetam sua saúde.

 O que são alimentos naturais e alimentos processados?

Em 2014, com a introdução do guia alimentar da população brasileira, passou a aumentar o interesse do Brasil pelo que é alimento natural e alimento industrializado, que listava quatro tipos de alimentos  por  categoria:

  • Minimamente processados
  • Processados
  • Ultraprocessados
  • In naturaAlém dessas nomenclaturas, também temos também o ditado popular.

Há quem diga “essa comida é de verdade”, para falar de um alimento natural, e ou, “porcaria”, “besteira” e é um, “lixo” para os alimentos industrializados, principalmente os enlatados.

Não gosto de palavras pejorativas, porque tudo é comida! Porém, ressalto a importância de se considerar a qualidade dos alimentos que ingerimos.

No entanto, é interessante entender essas diferenças entre o que é, alimento natural e alimento industrializado. Vou simplificar!

 O que são alimentos naturais? e onde encontra

O alimento natural, ou in natura, é tudo alimento da natureza. Não confundir com alimentos orgânicos, os alimentos orgânicos são alimentos naturais que não utilizam agrotóxicos ou outras substâncias agressivas.

Alimentos naturais (ou naturais) são alimentos que não passaram por processamento industrial e, portanto, não contêm nenhum tipo de aditivo químico.

Mais, frequentemente são encontrados em dietas e alimentos minimamente processados, eles não contêm produtos químicos, mas precisam passar por estágios industriais, como limpeza, trituração e pasteurização.

Entram nessa categoria alguns legumes (para uma boa sopa de legumes), verduras, frutas, grãos, leite, ovos e peixes, frango, feijão, arroz, frutas secas, lentilha, nozes e castanhas, (sem sal ou açúcar), massas frescas e também cogumelos. Ou seja: tudo o que se acha na feira fresquinho!

 O que é comida processada?

Nessa categoria inclui produtos processados, ​​que passaram por um estágio industrial, e adicionaram ingredientes químicos (como aromatizantes, conservantes e corantes etc.) além de gordura, sal e açúcar.

Nestes ingredientes são adicionados gorduras sal e açúcar, para tornar os produtos mais deliciosos e durável.

Por exemplos incluem queijo, pão, vegetais em conserva, compostos, atum ou sardinha enlatados, etc.

Na verdade, são fórmulas industriais feitas de vários ingredientes artificiais. O que isso significa? Quase não há ou não há comida de verdade em sua base!

Produtos ultraprocessados ​​são produtos que não deveriam estar presentes em nossos alimentos.

Esses produtos incluem salsichas e vários outros embutidos e sorvetes, biscoitos, molhos, refrigerantes, misturas para bolo, barras de cereais, comida pronta congelada, sopas, bolacha recheada, macarrão instantâneos, nuggets, salgadinhos, etc.

 Qual alimento é mais saudável?

Quando alguém quer saber, o que são alimentos naturais e alimentos industrializados, a questão principal é, qual é o mais saudável? Para alguém, que estuda nutrição é fácil responder. Todo mundo pode ter certeza que eles são naturais! Mas isso não significa que, todo produto industrializado seja um veneno, correto?

É cientificamente observado que, a resposta do nosso corpo, aos nutrientes derivados diretamente dos alimentos naturais é mais eficaz e interessante, e que não passaram por, transformações industriais.

A ciência mostra que nosso corpo responde de forma mais eficaz e interessante aos nutrientes diretamente dos alimentos frescos, em vez de ser transformado pela indústria. Isso não quer dizer que devemos ser extremamente radicais e rejeitar, tudo e qualquer alimento que vem da indústria.

Nos centros urbanos, é difícil manter uma dieta 100% baseada em alimentos frescos. O importante é encontrar um equilíbrio, aumentando o consumo de produtos naturais, e por consequência, consumir menos produtos industrializados.

Resumo:

A dica é muito simples, para se ter uma dieta saldável. Ou seja, é só diminuir o consumo de todos os alimento que tem rótulos complicados de ler e compreender, cheio de ingredientes que você mal conhece, ou entender o que significa o nome. pois todo o que é natural nem sempre tem rótulo tem!.

Imagem padrão
Jorge

Deixar uma resposta